Meu filho mais novo acabou de completar seis meses, agora já começam os sucos e as papinhas doces e salgadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até a criança ter 6 meses. Depois dessa idade, o leite materno não contém mais, sozinho, todos os nutrientes de que o bebê precisa, especialmente o ferro, por isso outros alimentos passam a ser necessários para complementar a dieta.
Em alguns casos em que mãe precise voltar ao trabalho e tenha que introduzir novos alimentos antes dos 6 meses, converse com o pediatra primeiro. Na prática, muitos médicos acabam orientando a introdução de alimentos por volta dos 4 meses.
Os pediatras costumam sugerir que as frutas, em forma de suco e papinhas, sejam a primeira novidade na dieta do bebê. Na parte da manhã, depois da primeira mamada do dia, você pode oferecer uma dose bem pequena de suco (por volta de 30 ml a 50ml) com uma colherinha de plástico ou silicone, ou mamadeira.
No começo os bebês que mamam no peito às vezes costumam rejeitar o bico da mamadeira, vá insistindo aos poucos.
Não acrescente açúcar ou água e prefira frutas naturalmente mais doces e menos ácidas (como a laranja lima).
De início, pode ser que ele não aprecie muito o gosto, mas vale a pena insistir para, aos poucos, ir educando o paladar da criança. Pode demorar até dez tentativas para ela aceitar a novidade. É importante lembrar também de introduzir um limento por vez e aguardar alguns dias (geralmente três dias) para oferecer outro ou misturar (assim você poderá avaliar se houve alguma reação). Algumas boas opções para acrescentar ao suco de laranja são acerola e mamão papaia.
Para um lanchinho da tarde, experimente raspar ou amassar banana (prata, maçã ou nanica), pêra ou maçã (crua ou cozida) e também dar com uma colher pequena, aumentando a quantidade à medida que o bebê demonstrar mais interesse.
Nas próximas postagens falaremos das papinhas salgadas e colocarei algumas receitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário