quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Como e quando introduzir novos alimentos ao bebê parte 2

Meu filho caçula já está com sete meses, primeiramente iniciei com os sucos e as papinhas doces, agora estou nas papinhas salgadas. Lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Depois dessa idade o leite materno não contém sozinho todos os nutrientes de que o bebê precisa, por isso, outros alimentos são necesssários para complementar a dieta, nessa idade o sistema digestivo está mais maduro e o organismo mais forte para enfrentar eventuais infecções ou alergias causadas por alimentos.

Caso você precise voltar a trabalho e tenha que introduzir alimentos antes dos seis meses, converse com o pediatra primeiro, ele irá orientá-la. 

Aproveite essa fase para introduzir novos sabores ao bebê, seu paladar ainda está em formação, tem muita coisa que você pode fazer para que ele cresça com uma alimentação saudável e para que não seja uma criança enjoada no futuro.

No preparo das papinhas salgadas devem conter: um carboidrato, (arroz, batata), uma proteína, (carnes em geral), legumes, (cenoura, abóbora, beterraba) e verduras, (acelga, espinafre, couve). Use pouco sal, aproveite os temperos naturais como alho, cebola, salsinha, entre outros, mas tudo com moderação.

Procure variar os alimentos para que o bebê experimente sabores novos, lembre-se que seu paladar está em formação, aproveite. 

Respeite o limite da criança, força-la a comer tudo não é bom, deixe que ela vá se acostumando aos poucos.

A papinha deve deve ser peneirada, evite usar o liquidificador, a papinha deve ter a consistência de um purê, assim você vai estimulando a mastigação do bebê.

Espero que tenha gostado das dicas, vou deixar também algumas receitas de papinhas salgadas.

Papinha de batata doce com lentilha

1 batata doce pequena

1 colher de sopa de lentilha

¹/² xícara de espinafre

¹/² chuchu pequeno

100g de carne bovina (músculo)

salsinha, alho

1 pitada de sal

Refogue a carne com pouco óleo, depois acrescente os outros ingredientes. Coloque água e cozinhe todos os ingredientes, coloque por último o espinafre. Passe na peneira e sirva. Rendimento duas porções, uma para almoço e uma para o jantar.

Papinha de abóbora 


100g de carne bovina moida (músculo)


1 fatia de abóbora

1 batata pequena

1 folha de couve manteiga

salsinha, alho

1 pitada de sal

Refogue a carne com pouco óleo, depois acrescente os outros ingredientes. Coloque água e cozinhe todos os ingredientes, coloque por último a couve. Passe na peneira e sirva. Rendimento duas porções, uma para almoço e uma para o jantar.

Papinha de beterraba com couve flor

100g de carne bovina moida (músculo)

1 mandioquinha 

1 beterraba pequena

2 ramos de couve flor

salsinha, alho

1 pitada de sal

Refogue a carne com pouco óleo, depois acrescente os outros ingredientes. Coloque água e cozinhe todos os ingredientes, coloque por último couve flor. Passe na peneira e sirva. Rendimento duas porções, uma para almoço e uma para o jantar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário