sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O que levar na marmita

Atendendo a pedidos, falarei sobre um assunto que interessa a muitas pessoas, o que levar na marmita.

Minha irmã é professora e tem um horário bem corrido, muitas vezes não consegue parar para almoçar, acaba comendo lanches ou salgados, que não são nada saudáveis. Assim como ela, muitas pessoas passam por esse mesmo problema.

Na correria do dia a dia os restaurantes self-service são os mais procurados, com várias opções, inclusive algumas bem gordurosas e difíceis de resistir, montar um prato saudável fica bem dificil, além disso comer fora custa caro, muitas vezes o valor que as pessoas recebem, não é suficiente para o mês todo.

A marmita feita em casa é uma opção econômica e saudável, da para preparar uma refeição mais equilibrada e evitar as tentações. 

Mas sempre fica aquela dúvida, o que levar na marmita?

Algumas dicas são valiosas na hora de escolher o que levar para o trabalho. É importante escolher alimentos que tenham menor risco de azedar, molhos à base de leite, iogurte e maionese, por exemplo, costumam estragar facilmente com oscilações de temperatura, as frituras também devem ser evitadas, elas perdem caracteristicas e sabor ao serem requentadas, além de serem ricas em gorduras e prejudiciais a saúde, prefira preparações assadas ou cozidas, cuidado também com o tomate, ele deve ser evitado pois solta muita água.

Prefira carnes grelhadas, assadas ou cozidas. Sempre submeta à temperatura e ao tempo necessário para que se obtenha o total cozimento do alimento, garantindo assim o menor risco de contaminação. Evite ingredientes condimentados, que sejam acrescidos de bacon, linguiça e outros embutidos e com molhos cremosos. 

De preferência a alimentos mais frescos para minimizar os riscos de contaminação, não utilize alimentos que foram feitos a mais de dois dias. O ideal é que as marmitas sejam montadas com alimentos, preferencialmente na noite anterior.

Na hora de montar a marmita escolha um cardápio com a maior variedade possível, para que suas necessidades nutricionais sejam atendidas naquela refeição. Numa marmita saudável deve conter uma fonte de carboidrato para fornecer energia, (pode ser uma porção de arroz, tubérculo ou massa), um tipo de proteína (carne, frango, peixe ou ovo - mexido ou omelete),  uma porção de leguminosas (lentilhas, soja, feijão) e fontes de vitaminas e minerais, provenientes de legumes, verduras e frutas, (chuchu, cenoura, beringela, couve, acelga). Em um recipiente à parte monte uma salada com folhas cruas e legumes crus, leve o molho separado. Leve também uma fruta para sobremesa ou lanche da tarde.

Outra questão importante é a escolha do recipiente para a levar a marmita, os de vidro são os mais adequados para a conservação dos alimentos. Cuidado com as vasilhas plásticas, pois algumas não podem ser aquecidas.

A marmita não deve ficar restrita apenas às principais refeições. Leve também alimentos para os lanches intermediários, pois alimentar-se de três em três horas ajuda a manter o peso e faz bem à saúde. Opte por lanches simples como frutas, cereais, ou iogurte.

Durante a semana falaremos mais sobre o que levar na marmita, colocaremos também algumas receitas e sugestões para a montagem de sua marmita.

Espero que tenham gostado, até o próximo post!!

Ana Paula Marques
Nutricionista e autora do blog
CRN: 45619/P


Nenhum comentário:

Postar um comentário